Terremotos

O Centro de Sismologia opera parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e mantém um sistema de detecção automática e divulgação de terremotos em tempo real.

Monitor Sísmico

A lista e o mapa dos últimos terremotos são atualizados continuamente. Disponibilizamos ainda o Monitor Sísmico, que mostra a atividade sísmica da última semana dando destaque para o último evento significativo na região da América Latina (terremotos ocorridos com Magnitude ≥ 4.5 nos últimos 7 dias) e do mundo (com Magnitude ≥ 7.5 nos últimos 2 dias).

Todo terremoto detectado tem seu modo de localização inicialmente marcado como automático. A medida em que os eventos são revisados por um sismólogo, passam para o modo manual. Esta informação está disponível tanto nas listas, quanto no mapa e no monitor.

Caso você esteja realizando uma pesquisa ou trabalho de engenharia e precise de uma lista de terremotos para evaluação de risco sísmico, que possa ser referenciada, sugerimos utilizar a última versão do Boletim Sísmico Brasileiro (BSB), que é uma lista com informações de diferentes instituições Brasileiras de sismologia, consolidada pelo Centro de Sismologia da USP. Note que o BSB está sempre defasado de 2 a 3 anos (tempo necessário para se revisar e consolidar as informações conhecidas).

Por fim, caso você queira obter a lista dos sismos mais recentes e acessar o nosso catálogo sísmico, basta utilizar uma das ferramentas listadas abaixo:

ou ainda, leia mais informações na nossa página de requisição de dados.